As maiores mudanças com a Reforma da Previdência

As maiores mudanças com a Reforma da Previdência

Quer conhecer as mudanças mais significativas da Reforma da Previdência, e como elas podem afetar sua vida? Aqui vão algumas delas:

Idade mínima – A nova idade mínima para se aposentar é de 62 anos para as mulheres e 65 para homens, esta regra vale para os segurados filiados ao INSS a partir de 13/11/2019, data de publicação da Reforma da Previdência (EC 103/2019). A Emenda também traz regras diferenciadas de transição no que se refere a idade e tempo de contribuição mínimos, as quais serão aplicadas aos segurados que já eram filiados ao INSS antes da publicação da Reforma.

Pensão por morte – Com a Reforma da Previdência, viúvos e viúvas terão direito a 50% do valor da pensão, acrescido de 10% para cada dependente. Se houver apenas um dependente, este receberá 50% + 10%. Mas se houver outros dependentes, para cada um deles será acrescido 10% até completar 100%.

Recebimento integral da média – Nas aposentadorias programadas é necessário contribuir por pelo menos 40 anos para receber 100% da média. A regra geral corresponde a 60% da média para 20 anos de contribuição, tendo o acréscimo de 2% a cada ano a mais de recolhimento.

Alíquotas de contribuição progressivas – Dependendo da faixa salarial, o desconto mensal nos salários dos trabalhadores será entre 7,5% e 14% para os segurados do INSS, e 7,5% a 22% para os servidores públicos.

Para conferir tudo que mudou com a Reforma da Previdência, fique de olho nos conteúdos que virão a seguir.

Deixe uma resposta